quarta-feira, 26 de maio de 2010

NORUEGA - OSLO

E então embarcamos. Finalmente Noruega!
Eu estava cheia de expectativas, mas precisei esperar um dia inteiro de navegação entre Amsterdam e Oslo. Sobre o  navio eu falo depois, porque não aguento mais esperar para falar da cidade linda que eu conheci.

Descobri que o tempo para quem viaja de cruzeiro é curto demais. Fiquei em Oslo entre 9:00 e 16:30, somente, sem negociação, fim.

A programação oferecia dois passeios: City tour a pé e compras, ou História e compras.  Estranho ... Não Havia City tour a pé e História. Porque eu tinha que, necessariamente, fazer compras em Oslo? Oslo é só uma das cidades mais cara do mundo, imagina... * A terceira, mais precisamente, de acordo a lista das dez mais do The Economist. Vamos continuar...


Primeiro fomos até uma...Rampa! Isso! Uma rampa para salto de esqui que está sendo construída para os jogos de inverno. Eu não entendi muito o sentido daquela visita, mas eu percebi que eu nunca-jamais-nem-pensar saltaria daquela rampa, além disso deu pra ver os fiordes lá longe.




Partimos para o tão esperado Parque Vigeland, que eu fiquei namorando desde que eu soube da viagem. É lindo maravilhoso! E eu não vou ficar aqui contando tudo o que você pode descobrir no Google, mas preciso dizer que é o tipo de lugar onde eu passo o dia (e sem gastar nada, olha que legal!).

... Posso andar horas reparando cada escultura e depois estender uma toalha florida na grama, abrir uma garrafa de vinho e um queijinho...nham. Que romântico.
.... ... Corrigindo, abrir uma mini-garrafa de vinho, já que meu boy não bebe...
... ... ...Ai ai, droga, lembrei que a Noruega é um daqueles lugares chatos que você só pode consumir álcool dentro dos bares... Estraguei minha fantasia romântica...
... Ou você pode abrir uma garrafa de vinho e ser presa por um policial alto e louro, com reluzentes olhos azuis... Esquece que isso não esta dando certo!!

A verdade é que, mais uma vez, ficamos menos tempo do que gostaríamos, estávamos sempre atrás do guarda-chuva do guia... Eu ria quando via essa situação, nunca pensei que seria  caçadora de guarda-chuvas um dia.


Eu queria colocar umas mil fotos...


Parque Vigeland




Amei esta! Pode não parecer mas tentamos imitar a escultura...


Mais Parque Vigeland
Ah! Olha eu desfilando com o  trench coat lendário!

Depois disso, fomos de bus ver o Museu do navio Viking com embarcações de verdade! Ou... Vikingskipshuset, treine seu norueguês, ora bolas!
Pelo Google maps a distância entre o Parque e o Museu é de 3,2km, ou seja, com um bom tênis dá pra ir a pé.


Vikingskipshuset...Como?

O fim do passeio foi no Karl Jones Gate, uma rua de pedestres com muitas lojas e de lá andamos, agora cada um por si e no seu ritmo, até um novo píer chamado Aker Brygge. 


Mais Oslo.  
Rá! Sacola cheia de papéis do informações turísticas



Eu volto.   :)






domingo, 23 de maio de 2010

Novamente Amsterdam

Então agora não vou mais xingar ninguém... Vou manter uma ordem cronológica dos fatos.

Desci em Amsterdam um caco de cansaço. Sem mala.
Mas, eu, garota esperta, levei uma calça, blusa, meias e calcinha na mochilinha que foi minha bagagem de mão.
Sorte minha, amém anjo da guarda, que mudei na última hora a roupitcha de emergência por algo usável, isto é, algo que não me envergonhasse diante de toda a gente com suas malas maravilhosas e roupas dignas. Foi o que salvou, ou estaria usando roupa de trilha de Ibitipoca, aquela que já está encardida de tanto barro.

A glória do mundo foi o hotel,  quase caí para trás de tanto prazer em ver uma banheira. Minha última e primeira vez na cidade foi dividindo o quarto com mais cinco pessoas. Cozinhei como siri na água quente (quente de passar café). Glória do mundo inteiro foi a cama gigante e a jarrinha elétrica para eu me entupir de café.

Então para quem esta procurando hotel em vez de hostel, eu gostei muito do Crowne Plaza. Navegando no site descobri que a diária está em torno de 187 euros (ui!), bem, este deve ser um dos casos em que reservar através de uma agência de turismo compensa...

Quarto de hotel...

Ainda saímos para comer em um restaurante... Argentino, porque precisávamos de proteína de verdade. E enfim, dormi... (depois de um faniquito por causa da mala que não havia chegado)...dormi profundamente.

Perdemos o city tour que seria oferecido, no dia anterior, por culpa de nossas des-conexões, de fato não me importei. Após o café iríamos passear de barquinho pelos canais e ir ao Keukenhof antes embarcarmos para Oslo.

O passeio pelos canais me deu uma perspectiva diferente da cidade, e foi caindo a ficha de que eu conhecia já aquele lugar. Muito bom. Eu que torci o nariz para o passeio da primeira vez, agora digo que vale a pena sim, incluí-lo no programa de viagem, principalmente se você está muito cansado, e como eu eu estava... Mas, se for para escolher... O Free tour continua imbatível (tem link permanente no blog).

Passeio de barquinho.

Depois do city tour hidroviário, entramos no bus, com nosso grupo 15 desprovido de muitas malas, e fomos para o Keukenhof, parque das tulipas que só funciona na primaveira e é uma dos lugares mais lindos (criado pelo homem) que eu já vi. Se você vai para lá na primavera, por favor, não perca isso! Consulte os dias de funcionamento. Desta vez fui de ônibus de turismo, mas, ano passado fui de transporte público e foi super tranquilo, tem um bus que sai do aeroporto e vale um dia inteiro, piquenique, mil fotos.

Keukenhof fica em Lisse.

Porém nós tivemos apenas três horas... Coisa de viagem guiada. Aproveitamos bastante.
Já era hora de pegar o navio que nos levaríamos pelo Mar do Norte rumo à Noruega.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Contando a aventura, ou desventuras... PARTE 1 - O AVIAO

Pois então, sumi porque apareceu uma viagem-prêmio-maravilhosa para o meu namorado-trabalhador-do-ano-e-maravilhoso.  Ele iria lá na Noruega receber o prêmio, eu como sua digníssima iria junto. Desisti de postar on-line porque estava em um momento neurose com segurança e a internet custava 0,61 centavos, de dólar, por minuto.

Mas lá comecei a escrever um post e me manterei fiel a ele, apesar dos palavrões... Perdão por algum erro gramatical. A história começa assim...

Só me resta escrever e esperar.
Estou aqui no aeroporto de Madrid, zero glamour, 24hs sem banho, namorado idem, esperando alguém decidir se nós vamos pegar o próximo vôo para Amsterdam. Tudo isso porque a vaca da Ibéria atrasou mais de 1 hora em Guarulhos.

Quando eu comecei e terminei a  frase acima  estava tendo tonteiras de cansaço e não consegui escrever mais nada... Bem, ainda não dormi, mas, um bom banho, janta e tranquilidade ajudam o cérebro funcionar. Ao chegarmos à Madrid, depois de um vôo tranquilo, mas desconfortável, no avião da Ibéria, perdemos a conexão para Amsterdam. Nosso guia fez um teatro latino digno de bater a mão no balcão, falar alto e discutir horas para tentar colocar 32 pessoas no próximo vôo. Veja isso, atrasamos em São Paulo por causa deles, eles nem aí, e olha que era um grupo grande, veja que burrice, a Ibéria  precisou arranjar lugar para esta gente toda.

Como se já não fosse emoção o suficiente, o guia só conseguiu 18 lugares. Por puro sorteio o Marcelo ia e eu não, estava em stand by, somente se alguém faltasse eu iria. Fiquei como a primeira da fila de espera. O Marcelo ficou parado na ponte, túnel móvel, não sei o nome, igual um cão sem dono, não queria me deixar e eu tampouco estava satisfeita com aquilo. Senti vontade de chorar...

Por fim alguém faltou e eu entrei, emoção, adrenalina, correria, ainda consegui trocar de lugar e sentar do ladinho. Ufa...

Devo concordar que a Ibéria é toda essa porcaria que dizem...

Acabou a emoção? Nãooooo
CADE A PORRA DA MALA QUE AINDA NÃO CHEGOU!!!
São 00:11, hora local, e eu to sem minha mala, e o Marcelo sem a dele...

Recapitulando...
Era para eu pegar o vôo de conexão das 12:15 em Madrid,estávamos no portão de embarque neste exato momento suados e ofegantes de tanto correr, mas não adiantou, pegamos o das 15:55. Tem o restinho do povo que chegou quase agora, em outro vôo, e ainda tem mala que não chegou. E a minha e do Marcelo entre elas...

Já desisti de postar on line, minha mãe vai ter um treco. O aeroporto de Barcelona foi fechado... Estou um tanto ansiosa.
AGORA SÓ PENSO NA MALA. PQP IBERIA! 08/MAY

Continuando agora já em solo brasileiro...

Só reencontrei minha mala 48 horas depois, beijei, abracei e pulei para São Longuinho.

o Marcelo fotografa tudo mesmo...

Bem, então deixe-me pular o meio da viagem, que foi linda, e xingar tudo o que eu tenho para xingar...

Estatisticamente todo mal já tinha acontecido e a promessa era de paz.
Eu queria que a Ibéria se explodisse toda, com ninguém dentro dos aviões, óbvio. Mas, qual não foi minha surpresa e total desespero ao constatar que era o Vulcão de nome esquisito que estava explodindo... Ou pelo menos ameaçando.

Espaço aéreo fechado e eu querendo voltar para casa...  E viver o noticiário da TV na pele é horrível.

O meu vôo de retorno ao Brasil estava marcado para ao 08:30 da manhã, e portanto havia chegado às 06:30 no aeroporto, e pelo mesmo motivo havia acordado às 04:00 da madrugada. E ainda, para aproveitar a última noite em Amsterdam e tentar dormir no avião de tão cansada, e acabar de arrumar a mala, fui dormir às 01:00 da desditosa madrugada!

Obrigada São Pedro, Santa Catarina, São Longuinho e demais santos por mim clamados por reabrirem o espaço aéreo. Ás 19:15 daquele dia, consegui embarcar para Madrid.

Não consegui dormir no avião!
Não consegui dormir hora nenhuma! Apesar de ter me deitado na esteira do check-in da Ibéria.

Tá bom, todo mundo curtindo o aeroporto... Na fotinha do meio a prova que eu sou uma namorada legal e emprestei minha caminha pro namorado. Ele dormiu...

E chegamos eu, Marcelo e o Grupo 15 (vocês vão ler mais sobre ele...), em Madrid, à noite, sem reservas de hotel. 
Uma hora se passou e ficamos sabendo do hotel, iríamos esperar o ônibus.
Mais uma hora e nada dos malditos ônibus!
Fomos todos de taxi, casal a casal, para o hotel.

E eu com uma febre que mastigava os músculos... E neste meio tempo, descobri que o vôo para Garulhos possível era  as 00:30, do outro dia. Deveríamos ficar então um dia em Madrid e naquele momento eu não estava interassada em estar em Madrid, nem de graça!

Então, meus formais xingamentos à Ibéria e ao vulcão da Islândia.

Pois é, eu sofri. E que bom que minha mãe vai saber só agora...

Mas eu tenho muita coisa boa para contar...










sexta-feira, 7 de maio de 2010

ARRUMAR AS MALAS - DOCE MARTÍRIO (Noruega)







Se você está arrumando a mala e está com pressa, corra para as próximas letras em negrito.


Acho que para muitas de nós mulheres arrumar a mala é um drama mexicano. Quanto mais antecedência mais se prolonga o drama, um chilique crônico. Se a viagem for surpresa é um chilique agudo.

Eu começo a andar na rua rememorando as peças que eu já tenho e posso combinar, levo caderneta e caneta na bolsa, pois, a qualquer momento, meu cérebro vai me lembrar de algo indispensável. E é por isso que eu abro a mala ou mochilão dias antes em cima da mesa, para eu ir montando durante a semana. Aí você fica vendo a previsão do tempo todos os dias e meditando como não morrer de frio ou derreter a maquiagem (se você for viajar para o calor). E como você nunca tem o suficiente, cartão de crédito correndo solto.

A vida de um homem é bem mais simples, jeans, camisa, casaco, no caso do meu namorado, fleece. Ele é o garoto fleece, quando eu sonho com ele... Ele está de fleece. E eu sonho, que se EU fosse homem, compraria aquelas blusas lindas de cores não convencionais, calça saruel, aquele terno caríssimo com gravata de seda, usaria chapéu, nada disso junto,  e é claro, seria gay...

Então, estou aqui arrumando a mala... Pois é mala, não mochilão, já pesei e deu 14 kg, para sete dias úteis...
Comecei a re-visitar vários vídeos sobre como arrumar mala, mas não há nada como a experiência. Eis a minha:

  • Ninguém vai ter carinho com sua mala, ela será agitada como o tambor de uma máquina de lavar, se não estiver tudo justo vai embolar,  tal qual roupa depois de centrifugada (aconteceu isso comigo no Chile), se a roupa estiver muito socada vai amarrotar tudo da mesma forma. Pense nisso na hora de escolher sua mala. 
  • Hoje a  minha mala é uma coleção sacos plasticos, daqueles grossos com botão ou zíper. Guardei aquele do travesseiro novo, do bíquine, do lençol, uma vida de sacos plásticos. Agora eles estão separando as roupitas e ajustando tudo bonitinho na mala. Tem o saco das camisas, arrumadas em rolinhos, as de calças, de roupa íntima, de acessórios, e por aí vai.  
  • Depois de experimentar umas peças, mais uma vez, corte alguma coisa. Sério.

Esta mala ficou:

01 pijama e 01 camisolinha (porque viajar com namorado é sempre mais complicado), 
05 blusas de manga longa, de malha, coordenáveis, umas com decote V, outras com gola alta, preto, branco, vermelho e bege, para jogar uma por cima de outra
01 camisa manga curta + 01 camiseta sem manga coordenáveis, azul e branco, listradinhas, irresistíveis. :)
01 lã azul clara, 01 lã verde militar,  um colete preto que fecha até o pescoço e serve para cortar o vento da lã.
01 casaco preto até o joelho
O trench coat pois eu cismei que quero usar e para dar clareada no visual
01 calça jeans, uma saruel bege, um legging preta.
01 boina bege, 02 cachecol (como é o plural de cachecol???) 02 cintos, meias
bermuda jeans + maiô
01 anorak + 01 Termo X (a calça)
01 bota.


O tênis vai no pé + calça+ blusa + blazer 

Aí caramba, esqueci da droga da bolsinha chata de usar com o vestido! 

Na bagagem de mão vai um fleece (não aguento mais fleece ) e um legging de trilha e um calcinha, preocupação zero se me cai bem, porque se eu tiver quer usar, meu amigo, é porque eu tô fudida mesmo (dessa forma escrita inteira e sem censura) e não vou ligar. Pela mesma precaução vai o legging e uma lã com o Marcelo. Comigo vão ainda a blusa do termo X e uma boina para eu me montar antes descer e uma luva velha de malha grossa (eu fiquei de mão-de-vaca para comprar a luva de 69 dinheiros da Renner e me arrependi...)

Por motivos peculiares desta viagem precisei incluir dois vestidos sociais e panos de jogar por cima, meias-calças, sapatos  e bijus respectivas, e só uma mulher sabe que saco é combinar tudo isso... e ainda uma blusinha verde e amarela.Ufaaaa.

15 kilos  ... ... 
Eu passei  30 dias com 13 kg no mochilão.
Mas eu não estava indo congelar, e não estava indo congelar com o namorado. Então acho que estou perdoada pelos excessos...

Na Bagagem de mão (mochilinha na verdade), vão basicamente eletrônicos: câmera, netbook, fios, fios, baterias e baterias e carregadores ... a roupita, dicionário de inglês, necessaire e maquiagem, agora balas no lugar de cigarros, muitas balas.
Aiiii, tem também o livro da Clarice que eu comprei pra ler no avião... (Perto do Coração Selvagem) e falta colocar musiquinhas do mp3player.E coloquei o guarda-chuva e óculos reserva. Senhor...

Fui escrevendo, checando, fechando, estou exausta...
O ser humano ainda tem que fazer as unhas, quem inventou esta porcaria!!!
Vai ficar para amanhã...






Ai...  Não dá mais tempo para nada.
Eu vou contando no caminho.
Beijo para meus queridos.