sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O ÍNDIO E A PREGUIÇA

Eu não vou falar do preconceito histórico que os povos indígenas brasileiros sofreram e sofrem, índio não é preguiçoso! Foram os ingleses e sua revolução industrial que nos convenceram a trabalharmos muitas e muitas horas por dia, termos hora de entrar na fábrica (porque já tinha o maldito relógio naquela época), tirar folga no dia em que o patrão mandasse e não no dia que estivéssemos com vontade. Enfim, esta m. toda que conhecemos.

Não, eu vou falar de outra preguiça, daquele ameaçado de extinção, bonitinho, fofinho, lerdinho e animal de estimação...

Como assim? Pode? Parece que sim, pelo menos para os índios.

Estávamos indo de Trancoso para Curuípe, mortos de sede, e já sabendo que tinha uma preguiça mansa em um bar da estrada, porque alguém de Trancoso havia comentado... 

Eu pensei que alguém salvou um exemplar que quase morreu atacado por cachorros, ou quase morreu atropelado, ou se machucou por outro motivo e aí a boa alma decidiu cuidar do bichano. E chegando lá enquanto mato minha sede acho de cara a preguiça no colo de  uma criança: -Oh que bunitim! Posso tirar uma foto sua? Posso passar a mão no bichinho? Aquelas coisas...

Só que aí chegou outra criança com outra preguiça, e outra, e outra. Como assim??? Ah  e tinha uma menina com um Jabuti! Ok, o que significa isso? 

Sabe o que eles fizeram depois? Sabem? Vou escrever o coro uníssono das crianças.

- AGORA TEM QUE DAR DINHEEEEIRO!

É? Tá...Dei dinheiro fazer o que?
Fui perguntar com todo jeitinho do mundo... Que m. era aquela pra dona do bar...

Pelo que pude entender eles realmente pegam os bichos na mata e levam pra casa-cabana-aldeia-sei-lá como bicho de estimação.

E se cada criança-índio tem uma como parece... NÃO VAI SOBRAR NENHUMA MESMO NA FLORESTA!!!

Prestenção na situação...

Eu estou exagerando???

E tinha esta com filhote...

Eu fiquei muito indignada e acabei me sentindo envergonhada de ter feito as fotos e de ter dado dinheiro...Mas fiquei totalmente sem ação. 

E não é assim mesmo que vamos dar o devido valor as nações indígenas...
Fico azeda só de lembrar disso...
...
...

A Lei nº 11.645/08  alterou a Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afrobrasileiras nos currículos do ensino fundamental e médio, para incluir na mesma exigência os conteúdos sobre a história e a cultura indígenas. Demorou hein??? Como um brasileiro médio-urbano deixa a escola sem saber um nada sobre nossas tribos???



2 comentários:

  1. estou horrorizada! mas imagino como deve ter sido sua falta de reação com aquelas lindas crianças de olhinhos apertados e cabelinhos escorridos pedindo dinheiro. brincadeira viu!... mas agora é serio, isso é grave! e depois de um tempo sera que quando elas (crianças) crescerem ainda vao cuidar delas? o q sera que elas dao de comer p as bichinhas das preguiças e como deve ser as condiçoes de "moradia" da preguiça??? fiquei aki me perguntando!.... Mas sempre temos que tirar algo bom da situação, e acredito que alguma coisa nisso tudo valeu a pena sim! Bjinhos e adoro seu blog!

    JoyceG

    ResponderExcluir
  2. Não é só isso que me deixa puto...
    Qualquer coisa que acredito que vc tenha o direito e tem que pagar por isso me deixa com raiva. Por exemplo, pagar estacionamento em rua pública. Já pago mil taxas e ainda tenho pagar o estacionamento? Isso quando num tem um falando "Aê tio, é dé real se não arranho seu carro todo". Ah, vá pra M. cadê a segurança pública que eu já apgo nos impostos.
    Uma vez recebi um e-mail dizendo que uma tribo sei lá da onde do norte do Brasil não permitia que ninguém cruzasse suas "fronteiras" depois de tal horário e que se quisesse fazer isso antes desse horário tinha que pagar. Menos se fosse você gringo, pois os gringos são pessoas bacanas e possuem dolares.
    Aí esses indios tiram os bichinhos do mato, ficam lá fazendo eles de troféus e depois quando eles cansarem dos bichinhos?
    Queria mesmo é que essa preguiça ficasse revoltada e decepasse a cabeça desse índio. #ProntoFalei!

    ResponderExcluir