quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PORTO SEGURO, CAPOEIRA, ÍNDIOS E AUSÊNCIA DE AXÉ

Primeiro de tudo, de tudo, de tudo: FELIZ 2010!!!

Só tenho a agradecer pelo meu incrível 2009, agradecer a todos os meus amigos, a todo mundo, todo mundo, todo mundo!!! 
E agora que já quitei minhas dívidas com o Divino (parei de fumar, três meses, eba!!!) posso já pedir uma forcinha para que 2010 seja tão bom, e se possível melhor, que 2009.
E queria falar muita coisa espirituosa... Mas já passou uma semana... E eu nem fiz minha listinha de desejos...
Então vou desejar PAZ INTERIOR para todo mundo, já é um bom começo e já é uma meta bem difícil.
Então eu vou continuar a narrativa...


Post iniciado em Porto Seguro, sábado 21 de novembro de 2009.


Havia se passado muito tempo desde que vi o último adolescente, tanto tempo que levei um choque.  Eram milhares se engalfinhando na piscina, exagero, uns vinte, uns trinta, e a piscina era grande, só que o barulho era imenso, para completar alguma música muito alta de axé tocava no ambiente. Este foi o primeiro hotel que o guia turístico credenciado pela prefeitura nos levou. Um hotel muito bom, com muitos quartos, quase todos lotados, de forma que nos mostraram dois amplos apartamentos de fundos com janela para o nada, mais precisamente uma parede branca. A janela era pequena, achei claustrofóbico e fomos embora.


O segundo hotel era nos mesmos moldes, mas tinha quarto menor e com janela grande,  era o Porto Calém, que tem duas alas por assim dizer, uma da antiga pousada, que agora são os apartamentos mais baratinhos e o outro novinho com piscina com cascata e tudo mais, esta piscina com cascata abrigava exemplares de crianças e adolescentes, mas em quantidade bem menor, e também tocava axé, em volume bem menor,  e os quartos tinham varandinhas de frente para piscina, o que reforçou o meu desejo de ficar na ala pobre do hotel.


Eu estava certa.
Era uma tranquilidade só, silêncio...Fora o ar condicionado barulhento.
Custou 70 dinheiros. 


Para não perder o assunto: Na entrada da cidade há muitos rapazes pulando em cima dos carros oferecendo hospedagem. São cadastrados pela prefeitura, dizem eles, e ganham comissão dos hotéis. Foi um guia desses que nos levou nestes dois que eu descrevi. Ele ia com a motinha na frente e nós íamos seguindo. O problema é que toda vez que pegávamos a tal estrada de entrada eles pulavam na frente do carro... De novo.


Em Porto Seguro eu estava interessada principalmente em História, e lá fomos para o centro histórico, lindo, lindo, bem cuidado, ver o primeiro de tudo no Brasil. Para minha surpresa havia uma tenda com apresentação de capoeira, e eu não iria perder isso por nada. Ficamos lá na tenda, com a pressão um pouco baixa de tanto calor e adorando. Vimos duas vezes. O.o Boas fotos! :)



Sítio histórico da Cidade Alta 



A tenda da Capoeira




Eu e a História! (Eu fico realmente emocionada...snif)


E na tenda...E fora da tenda...Índios. Uns índios muito muito bonitos (acho que o Cacique escolheu à dedo...) vendendo de tudo que é artesanato. Eu sem crise nenhuma comprei vários badulaques de meninas-índias devidamente pintadas que vendiam presilhas de cabelo (praticamente prendiam o nosso cabelo à força e depois cobravam, mas tudo bem). Só depois de algum tempo fiquei me perguntando o que elas estavam fazendo ali... Quero dizer... Aquilo era trabalho infantil, não era? Elas estavam sendo exploradas, não estavam?


Precisei voltar de viagem para abrir um discussão jurídica com uma amiga sobre o assunto, que levou a questão para o professor da pós, que discutiu mais um pouco, e  lá vai... Sobre o Estatuto do Índio e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e, para resumir de vez a questão, concluímos que as crianças índias estão amparadas pelo ECA e, estão sim, sendo exploradas...



Indígenas de Porto Seguro, a sequência de fotos de baixo são todas do Marcelo.


Eu estou sendo muito antipática com os povos indígenas brasileiros???


Mudando de assunto: Lá no Sítio Histórico também tem guias credenciados, tem até uma tabela de preços exposta, para evitar extorsão do turista. Desta vez dispensamos o serviço, eu queria andar devagar, beber minha cerveja e curtir aquela emoção épica.


Fomos até Coroa Vermelha e não achei graça nenhuma.
Não achei graça nenhuma em nenhuma praia porque ainda estava embriagada pelas ermas falésias...
E não queria axé de forma alguma... 


Fomos almoçar em um restaurante-barraca-de-praia-Jamaicano-Português incrível chamado That Shack (ou Jamaica Beach), fica na Praia de Mundaí, 73perto da barraca Toa Toa. Comi basicamente frango, arroz, feijão, batata e banana, mas foi o PF mais maravilhoso da minha vida, um tempero fantástico. Dois PF's, piña colada e coca-cola custou 70 dinheiros.  O preço não foi de PF.


E foi só, passamos duas noites, um pequeno atraso (sob a ótica baiana...aff) na hora de sair tentado consertar, em vão, o ar do carro, e partimos para Trancoso (o atraso nos obrigou a pular Arraial), nem liguei porque já estava em cólicas para chegar à Curuípe.


Então ainda tem mais...
E perdão pelo atraso, o tempo está escasso. Mas eu chego ao  fim desta jornada.




4 comentários:

  1. adorei seu relato sobre a bahia. e as fotos muintas vezes falam + q palavras. seu blog é massa. estou viagando com vc nessa!

    ResponderExcluir
  2. Ola acabei de voltar de porto seguro- BH e eu fui no jamaica beach nossa la o atendimento é muito bom e a cumida deliciosa se vc voltar la como os pratos de peixe que eles tem e com um aperitivo de camarao que eles dao logo quando vc pede seu prato.... e sugiro este hotel fiquei nele Portal do Munduai é bem em frete ao J.B. e tem um posto logo ao lado que tem um restaurante que tem o melhor PF que eu ja comi na minha vida por apenas 9,90 é muito gostoso.
    Bom espero que vc tenha gostado da viagem como eu gostei se quuiser tenho muitas fotos ....BJS
    Sthefa....

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei o relato de Porto Seguro.As fotos estão lindas. Me lembrei dos momentos q passei com meu esposo lá. São paisagens de tirar o folego. Também gostamos de relatar nossas viagens. Quando quiser, da uma lida lá: www.nildoedani.blogspot.com A propósito, acrescentei seu blog na minha lista de blogs... =)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada galera! É muito bom compartilhar!

    ResponderExcluir