domingo, 13 de junho de 2010

ALESUND

Ålesund foi o ponto de partida para a visita ao Storfiorde, na verdade subimos por uma estrada sinuosa até um platô de observação. Foi meu ponto mais ao norte, mas, não o mais frio. Não estava ventando, o sol estava maravilhoso e o gelo no solo ajudava a manter a temperatura em torno dos 5°C quando chegamos a um teleférico em Stranda. Uma delícia...rsrsrs


Primavera gelada. 

Eu perdia o fôlego com a paisagem, meu deslumbramento me fez ser negligente com meu sistema imunológico, que já dava sinais do estrago que a ventania na lancha causou. Minha cabeça pesava, mas eu pensei que era algo ligado ao congelamento das minhas meninges, não passou pela minha cabeça nevada que eu estava com uma gripe daquelas...



Do alto do teleférico do lugar impronunciável


Deixe eu falar do silêncio deste lugar...Acho que a Noruega realmente cultua o silêncio como deus. Não ventava, era um nada, uma ausência de estímulos auditivos que me fazia sentir esquisita e solitária. No teleférico barulho  de teleférico, na  lanchonete o zumzumzum de turistas, mas foi só me distanciar disto para ter apenas minha respiração me avisando que eu estava viva. Muito estranho.

Como tudo que é poesia tem um fim, não tardou os brasileiros acharem umas pranchas infantis abandonadas e treinarem um esquibunda, com direito a strike na fila do teleférico, para desespero dos guias. O comportamento muito reprovável dos brasileiros revelam sua inteligência oculta: se eles não atropelassem alguém (e a fila era 99% brasileira) iriam pegar uma descida linda rumo a eternidade...Tchau brazucas...Nunca mais brazucas rrsrs. 
Informação importante: Eu não participei do mico, mas filmei. Estou com problemas de conversão de vídeo. Um dia eu coloco ele aqui.

Já era hora de voltar para o fast tour...  Quem preferiu ficar na cidade fazendo compras pegou a maioria das lojas fechadas, era feriado. Então fizemos a escolha certa. Ainda deu tempo de tomar uma cerveja norueguesa para descongelar.

Ålesund (Å = o, de bolo)

Ålesund tem um atrativo especial para quem gosta de arquitetura, há umas seiscentas construções em Art Nouveau. Mas isso é o tipo de coisa que você descobre no google. Também é a capital do bacalhau, que eu não consegui comer, porque os brasileiros que ficaram na cidade comeram TODO o bacalhau dos restaurantes que estavam abertos!!! Mas eu comi um salmão maravilhoso em uma das minhas poucas incursões gastronômicas na Noruega.



2 comentários: