terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Triste região serrana do Rio...

O ano começou triste, a tragédia na região serrana do Rio não deixou espaço para devaneios mochilistas. Minha cidade, muito próxima ao epicentro da tragédia, foi indiretamente afetada. Todo mundo conhece alguém que perdeu sua casa, amigo de amigos desaparecidos, amigo de amigos mortos, ilhados. Passei a semana chorosa na frente da TV.
Agradeço a todos que puderem colaborar.

E alimento uma remota esperança que, em um futuro próximo, a administração pública leve em consideração o  o estudo de tantos profissionais competentes que sempre alertaram sobre os riscos de se viver na Serra do Mar, o risco de se construir casas em encostas ou em cima de um lixão desativado...Uma remota esperança de que o populismo não afunde o Brasil na lama, afinal, desapropriar casas, conservar a mata atlântica, fazer um plano decente de gestão ambiental, normalmente não angaria votos de ninguém...

Em tempo: atualmente o Código Florestal proíbe ocupação em encostas com mais de 45 graus de inclinação, topos de morro e 30 metros a partir das margens dos rios - a distância varia de acordo com a largura do rio, porém o texto em tramitação no Congresso (do deputado Projeto  Aldo Rebelo, Projeto de Lei 1876/99não considera topos de morro como áreas de preservação permanente e libera a construção de casas em encostas. Será que estas centenas de vidas perdidas vai mudar o entendimento da horda ruralista? De qualquer forma, cada município pode dispor de suas próprias leis - haja judiciário para discutir isso depois... Veremos...

Se você quer ler o outro lado da questão, cujo o título é Mistificadores aproveitam a tragédia do Rio para impor a sua pauta ideológica: a mentira absurda sobre o novo Código Florestal, você acha neste link:



Se você tem interesse de ler o relatório do projeto clique aqui  (tem um ícone PDF no cantinho inferior direito da página).


Um comentário:

  1. Oi! Adorei seu blog!
    Vi o link na comunidade de mochileiros do Orkut.
    Eu fiz um que a ideia era mais ou menos essa tb, mas não tenho tanta frequencia nos posts quanto vc. Suas dicas são muito uteis!

    Eu também fiquei super abalada com a tragedia da região serrana. Apesar de não morar lá, Friburgo é minha cidade do coração. já fugi pra lá várias vezes quando precisava de um final de semana de paz e sempre fui muito bem recebeida pelo povo super simpático da serra.
    Infelizmente entram sempre as questões políticas num caso como esse e a maioria da população que não recebeu uma formação adequada na escola sobre essas questões ambientais, acabam confiando na palavra de políticos que nem sempre têm o melhor do interesses.
    Fica a esperança de que essa tragédia realmente mude alguma coisa, apesar de a imprensa ja estar "cansando" do assunto com a proximidade do carnaval...

    Um beijo e continuarei visitante seu espaço!

    ResponderExcluir