Eu estive na Rio92! Fui cheia de curiosidade me aventurar em algo completamente novo! Eu não tinha condições de acompanhar as discussões que aconteceram, a maioria em inglês, e não tinha bagagem cultural para entender a dimensão de tudo aquilo que eu estava presenciando. O que me atraiu foi a incrível diversidade de tipos que circulavam por lá, entendam-me, não havia internet disponível, a globalização fazia meu cérebro vibrar!! Na época, eu fazia o 2º grau técnico em química (ETFQ-RJ).
Me feri gravemente vendo as fotos do desastre ecológico no Kuait. Me espantei com um ozonizador gigante funcionando e jogando ozônio no ar (era um projeto para diminuir o buraco na camada de ozônio, e eu prendi a respiração ao passar por ele porque este gás só é bom na estratosfera!). Tempos depois estava passeatando com a cara pintada! Eu realmente acreditava que fazia a diferença ali, apesar dos olhares descrentes dos adultos tão pouco acostumados com a novíssima democracia. Hoje não sei o quanto eles estavam certos na descrença, face a perpetuação da corrupção no nosso país. A quantas passeatas eu preciso ir, quantos políticos preciso derrubar? Esta espécie parece que faz mitose! Que triste, quem alimenta este cancro somos nós!
Sinto que estou perdendo o foco... Eu quero falar da Rio+20! Mas falar o quê? Foi decepcionante. Eu estou muito mais consciente vinte anos depois, muito mais radical vinte anos depois, muito mais puta com tudo isso! Contra os fatos não se argumenta!
O petróleo vai acabar! É impossível a economia crescer ilimitadamente em um planeta limitado! Não tem espaço pra tanta gente, recursos naturais pra tanta gente, não tem mais planeta pra bancar os EUA! Você compra os importados chineses que cruzam o oceano e são vendidos por uma ninharia pois são feitos com trabalho escravo (!!!), ou você paga uma fortuna por um produto brasileiro, não porque os custos ambientais foram incluídos no preço, e sim pelo imposto absurdo que escorre para os bolsos escusos!
O que fazer? O mais simples é: Quanto menos você consumir melhor para o planeta! É isto que a Rio+20 deveria ter discutido, pois é a única saída! É melhorar bastante o nível de consumo dos miseráveis e diminuir drasticamente o consumo das nações mais desenvolvidas!!! Acredite, você não precisa de uma TV nova ou um celular mais moderno...
Bem, eu baixei o documento "O futuro que queremos"... Apesar de ter acontecido no Brasil, o documento só está disponível nos cinco idiomas oficiais da ONU. Isso quer dizer, inglês, francês ou espanhol, a não ser claro que você saiba árabe ou chinês. Ah! Ou russo... São seis. Isso quer dizer também que eu vou demorar muito tempo para ler!! Você pode escolher sua versão preferida em: http://www.uncsd2012.org/thefuturewewant.html
Sobre coisas legais:
Estivemos presentes (Eu e Marcelo) na Rio +20 ao menos em idealismo e espírito artístico.
Essas fotos são do livro Moments that Speak, lançado durante o encontro. Foi uma maravilhosa surpresa saber que a nossa contribuição (juntamente com fotógrafos do mundo todo) fez parte da luta.
Foto da "nossa árvore" em Ibitipoca/MG
Foto do menino índio com a preguiça. Veja a história aqui.
Aqui tem Pancas/ES! Veja aqui.
[Declaração de amor: Marcelo, parabéns pelas fotos maravilhosas! Sei que você insiste em dizer "nossas fotos", mas estes cliques são seus e são lindos. Porém, não pense que isto lhe autoriza a bater vinte mil fotos do por-do-sol enquanto eu lhe espero, romântica, com uma taça de vinho na mão! Quem é mulher de fotógrafo de natureza me entende...]
Mais coisas legais!
Foi lançado o longa BELO MONTE - ANÚNCIO DE UMA GUERRA.
O filme foi feito com o dinheiro daqueles que acreditavam na causa. Através do site Catarse.me, 3429 pessoas, doando entre R$10,00 e R$1200,00,transformaram sua indignação solitária em grito coletivo. Também tô nessa! 25MIL VIRAM O FILME NO YOUTUBE EM MENOS DE 3 DIAS! Emociante ver todos abraçando esse filme que é de todos brasileiros! Também tô nessa!
Assista, proteste, compartilhe!
Belo Monte Announcement of a War. English version.
Ainda tenho duas ou três coisinhas interessantes, mas o post ficou gigante. Até breve!
obs.: estou percebendo que no Internet Explorer as imagens estão engasgando. No Chrome está ok.