segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CARAÍVA

           Caraíva foi a despedida da Bahia...
     
Um passarinho me contou que há muito tempo atrás (umas três décadas) Caraíva era um reduto dos bichos-grilos-malucos-belezas-hippies-da-velha-sociedade-alternativa, onde não tinha luz elétrica e um vendedor passava oferecendo "docinho baiano" na maior tranquilidade para os viajantes do pôr-do-sol (no sentido mais THC da palavra).

Hoje Caraíva já tem luz elétrica e ninguém passou com o tabuleiro me oferecendo nada, mas a Veja em 2000 falou que continuava a mesma coisa.

 Lugar mais lindo!

     
Muito difícil de andar nas ruas sem asfalto, sem paralelepípedo, sem pedrinhas centenárias escorregadias, só com uma areia muito fofa e escaldante, queima o pé e queima a bunda, porque as havaianas jogam a areia para o alto e avante... É um charme o lugar (o lugar, pois eu fiquei em petição de miséria).

Acho que eu estou um pouco ácida hoje... O motivo é que enquanto conto os detalhes da viagem de novembro passado muitas coisas vão acontecendo... Estou estressada no trabalho, fazendo economia (e isso me estressa também pois estou proibida de comprar sapatos!), não fumo mais, não uso nenhuma droga baiana e estou de dieta...Ou seja, TPM é pouco. Ainda bem que o carnaval está chegando...
                Voltando...

Eu esperava muito da estrada entre o Espelho e Caraíva, mas ela está bem desmatada... Paramos em um estacionamento para pegar a canoa e chegarmos enfim ao povoado. O estacionamento é pago e a canoa também (Marcelo Amore, me ajude a lembrar...coloque um comentário com os preços). Há uns guias esperando para te mostrar hotéis, ou te ajudar a achar o seu. Há o serviço de charrete, segundo o guia muito caro, eu nem tentei. Combine os preços antes! 
             
 Não tínhamos reservas e ele nos levou em três pousadas, o que já me cansou horrores pois Marcelo queria ficar em uma (que eu não gostei) nas margens do Rio Caraíva e as outras ficavam no outro extremo.  Ficamos na Pousada Cores do Mar, bem arejada e bonitinha. Minha experiência oferece duas dicas: leve dinheiro trocado, muito trocado. Lá não tem banco, ter troco para uma nota de cinquenta é um parto... Vá para onde quiser...mas chegar pela beira do mar é mais perto, eu me perdi umas três vezes tentando chegar na pousada.

              O mar de Caraíva é bem agitado e o rio é um delícia! O melhor de todos!  Eu ficava no encontro, cheio de ondinhas deliciosas para todos os lados!             

Ver o por-do-Sol no Rio Caraíva é lindo.

Ruas de areia...

Diversão: o pobre do barco encalhou tentando entrar no rio...


Há inúmeros passeios, mas já estávamos tão cansados que ficávamos estirados na praia...
Era tudo o que eu queria neste calor infernal que está fazendo hoje...




Um comentário:

  1. Apareci novamente.
    Nossa, eu to precisando cair na estrada viu? vem ni mim Mega Sena. Mas se ela não vier, vou tentar juntar as moedinhas do pão.
    Bjos!

    ResponderExcluir