segunda-feira, 21 de junho de 2010

CABEÇA DE BACALHAU EXISTE!! BERGEN

Bergen foi a despedida da Noruega. É a segunda maior cidade do país,  as casas do bairro Bryggen, lindas e coloridas, são  Patrimônio da Humanidade. A maior parte foi restaurada porque, por algum motivo, o  lugar sempre pegava fogo (talvez porque seja tudo de madeira...), mas há alguma coisa original, quero dizer, com a madeira de 600 anos atrás.
No mercado de peixes você pode comprar um 1/2 pão de hamburguer com salmão cru e pimenta, que é uma delícia, apesar de ser só 1/2 pão... Fico pensando se eles não fazem isso de sacanagem com o turista, para ficar rindo da nossa cara - apesar de não parecer do feitio dos noruegueses... Eu já ia juntando as duas metadinhas (pois fica lá exposto... é pagar e pegar, e eu pensei que estava aberto porque tinha com pimenta e sem pimenta... ora bolas, era para eu escolher) e o moço falou " -no no only one", e eu fiquei com metade da minha face indignada e a outra paralisada de vergonha... Aff! Afff!!!

Coisas que você acha no mercado de peixes: camisas típicas que custam os dois olhos da cara mais a lingua; cabeça de bacalhau; turista pagando mico com meio sanduba de salmão (delicioso), linguiça de alce (sem chance de eu comer...).

Outra coisa legal que eu fiz foi pegar o Funicular de Floyan  e ter uma vista legal da cidade, o lugar tem um monte de lojinhas e um restaurante. Depois demos um passeio rápido por uma rua de pedestres muito legal e com um nome imenso: Torgallmenningen (copiei de um guia aqui...).

Casinhas de Bryggen e vista lá de cima, e do lado de fora, do Funicular.

Fast-tour por Bergen

Neste fim de viagem eu já estava bem gripada, mas ainda estava otimista quanto ao meu estado de saúde. Eu não sabia a febre suicida que meu sistema imunológico estava arquitetando... Voltei para o navio, jantei, e o jantar sempre demorava horrores, não fiquei na festinha da copa, não coloquei a camisa do Brasil... Só queria saber de dormir...
Mas isso não é importante! O importante crianças é que eu vi... Eu vi a cabeça do bacalhau! :D

4 comentários:

  1. E,eu tive o prazer de conhecer!!Graças a vc rsrs!!!Até que é bunitinho!

    ResponderExcluir
  2. Gente, então existe mesmo. Hehehehe....
    Agora, como assim só vende meio sanduíche-iche? Eu hein, povo estranho.

    ResponderExcluir
  3. Olá, descobri seu blog pesquisando sobre Bergen. Fui para a Noruega em 2008 e amei Bergen. A Noruega é um lugar encantador para conhecer, pena que os preços lá são um tanto quanto exagerados, rs. Tenho um blog de viagens com informações e dicas de outras cidades da Europa e também Marrocos. Se, quiser dê uma passada por lá. Vou incluir seu blog lá na minha lista do "Kit Utilidades".
    Abraço
    Valéria
    http://foradomapa.dimambro.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria!! Muito legal o sei site, vou viajar por lá com calma. Não achei espaço para comentários nele, por isso te respondo por aqui. Saudades da Noruega...
    Abraços. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir