sábado, 5 de junho de 2010

Stavanger + Lysefjord + 1/2 Preikestolen...



Nosso segundo porto foi Stavanger, capital do petróleo da Noruega, mas também, um excelente lugar para você visitar os fiordes. De manhã cedo pegamos uma lancha grande (peço perdão àqueles que entendem de embarcações) rumo ao Lysefjord, neste lugar as paredes de granito chegam aos 1000 metros acima do nível do mar!


Pequena confusão, porque este passeio já estava pago, mas o funcionário da excursão disse que ele não passava pela Pedra do Púlpito, e decidimos comprar o passeio com a agência do cruzeiro. E depois, descobri que era O MESMO PASSEIO!  Afeeee! Graças ao nosso guia conseguimos reverter a situação, e graças à confusão descobri que uma excursão como esta custa 119 dólares, comprando no cruzeiro.

Retrocedendo mais um pouquinho, para tudo fazer sentido: A Pedra do Púlpito, ou Preikestolen,  era o único lugar da Noruega que eu sabia da existência, e como eu queria ir até lá. Infelizmente o tempo na cidade era curto, eu iria gastar umas cinco horas indo e voltando pela trilha (segundo as informações) e iria ter que voltar por conta própria, o risco de perder o cruzeiro era grande... Esse negócio de partir às 5 da tarde já estava me irritando!!!

Resumindo, conformada de não poder subir na pedra, decidi passar por baixo dela, e armou-se a confusão com o funcionário brasileiro que não sabia nada de Preikestolen, aí eu comprei o passeio por 119 por nariz, aí precisei pedir para o guia cancelar, e fiquei na expectativa do prejuízo até o último dia de viagem.

Pausa para fotos...

Visual da Lancha, Lysefjord.

Isso é uma lancha. Ou não? Sei lá.

Apesar do sol maravilhoso, foi o dia que senti mais frio. 

Pedra do Púlpito.

O passeio de lancha demora  umas duas horas (estimativa, Marcelo falou três horas), descemos em algum lugar e voltamos para a cidade de Stavanger de ônibus. A volta também foi um espetáculo, as paisagens são magníficas. Claro que teve  uma paradinha que todo o ônibus de turismo faz numa lojinha, e eu fiquei feliz, porque comprei uma touquinha de cobrir as orelhas e um cachecol. Estava congelada.

Paradinha para comprar e fotos de dentro do ônibus. 


Depois disso tudo não sobrou tempo para muita coisa... Foi aquele fast-tour pela zona portuária da cidade, olhando o relógio, sem perder o navio de vista.

Stavanger


Era para ser o fim do post, nunca coloquei tanta foto no blog,é porque o lugar é lindo mesmo de morrer. Eu ainda não me recuperei de não ter subido na Pedra do Púlpito, e estou ponderando sobre o cruzeiro no Ártico, porque aí é que eu não vou mesmo  subir  a pedra. 

Eu catei gentilmente uma fotinha do site Mdig (onde eu conheci o Preikestolen) para que todos possam compreender minha aflição. Lindo de morrer e ressuscitar para a glória do mundo! :)

Pedra do Púlpito de cima.


Não deixe de ver todas as fotos aqui no Mdig - site recomendado, muito legal.

5 comentários:

  1. O lugar é realmente lindo, mas depois que Greice falou que é frio, mas frio, muit frio. Ah não, olho já com um certo frio me subindo a coluna vertebral (será que é porque a janela está aberta?)

    ResponderExcluir
  2. Eu senti frio... Ela vai sentir muito, muito frio.
    Depois eu vou comprar as roupas dela para ir no Kili...Se houver neve até lá.

    ResponderExcluir
  3. Ói, fia, se você achou esse pedaço de Noruega bonito, espera até vir mais pra cima... Pra cá também é lindo de chorar, e agora tem sol da meia noite, que é pra poucos. E nem tá tãããããão frio assim. Aliás, como dizem os noruegueses, não existe tempo frio, existem roupas inadequadas!

    Eu voto pelo cruzeiro no ártico! Palavra de quem vive lá!

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Mas eu vi na estrada aqueles carrinhos+casinha para alugar, imagine que delícia! Ir para o norte em um daqueles. Aí fiquei na dúvida se eles conseguem ir longe, no verão claro, por causa da neve... Até onde eu consigo ir com um daqueles, você sabe?

    ResponderExcluir
  5. Essa época não tem neve não, saegundo meu maridón, motorista profissa. Se tiver, nada que atrapalhe o trânsito. Lembre-se que as estradas daqui são tortuosíssimas, e leva o triplo do tempo ir de A a B por terra, às vezes, mas tá valendo. Deve ser uma bela viagem também!

    beijo

    ResponderExcluir