sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MINHA PRIMEIRA IMPRESSAO...EUA

Seria leviano da minha parte julgar um país continental como os Estados Unidos visitando uma única cidade por cinco dias. Seria julgar o Brasil por Brasília ou Belo Horizonte...
Contudo, posso tecer alguns comentários, não é pecado.

Atlanta é grandiosa e moderna. Prédios imensos, ruas largas, limpas, organizadas. Claro que deve ter um subúrbio por lá, até Dubai tem um subúrbio. Mas deve ficar muito longe mesmo.

Então... Estava eu no templo do capitalismo e percebi.

  • Todos os trabalhadores do buffet de café-da-manhã e dos restaurantes eram negros. A divisão é bem clara por lá. Aqui...como diz a música "...ou quase brancos quase pretos de tão pobres". O nosso racismo é mais diluído, mal sabemos quando começa o branco, quando termina o negro, taí o nosso sistema de cotas tão confuso.
  • A maioria das pessoas são enormes, como os prédios, como as ruas. E ainda que eu tenha vistos vários jovens brancos correndo com seus cachorros, ainda assim, a maioria está bem acima do peso.
  • E não é para menos, eles amam tudo que é gordura e açúcar e ...eca...corantes. O suco era fluorescente, o café da manhã tinha aquelas rosquinhas cobertas de açúcar ou de confetes, pode escolher, saudade do pão francês... Para almoçar barato fast food... experimentei vários, até burger king, e o daqui é muito melhor! Eles não fazem questão nenhuma de fazer o hamburger sequinho, brota óleo mesmo.  Foi um martírio, e só no último dia achei um fast tailandês e comi um peixinho.
  • Falando de comida, mais um comentários: A quantidade de lixo gerado é vergonhosa! Tudo descartável, de isopor, bandeija,  talheres de plástico, copos gigantes de coca-cola, copinhos para mostarda...Muito pouco ecológico... 
  • Eu fui para uma feira de negócios, depois falo dela, perguntei para o expositor qual dos dois processos expostos (de lavagem de carros) era o mais ecológico. Ele fez uma cara de hããã?? Falei grego ou inglês caramba??? Perguntei qual economizava mais água, aí ele fez cara de aaahhhh entendi. Acho que eles não entenderam ainda que  ecologia e economia de recursos naturais andam juntas.
  • Coisa boa que me rendeu um susto: fui fazer umas comprinhas e o valor na boca do caixa era maior que na etiqueta. A questão é que eles divulgam o preço sem impostos, estes são calculados no caixa, cerca de 8%. Imaginem essa prática por aqui!!! Cairíamos durinhos, beges, estarrecidos. Seria ótimo! Sentiríamos conscientemente o peso bigorna dos nossos impostos.
Tem mais... Eu vou lembrar.
Por enquanto, muito confusa com o 2º turno já que minha candidata derrotada não declarou apoio à ninguém...

2 comentários:

  1. Vc é demais!!!!!!!!!Adoro ler seu blog!!Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Cara Simone,
    Você tem razão em não querer generalizar suas impressões dos EUA/amrericanos a partir de uma curta vivência em uma dada cidade.
    O fato é : Embora mudem os temas/as cidades, suas impressões serão , na média, parecidas com as que teceu sôbre Atlanta.

    ResponderExcluir