quarta-feira, 26 de maio de 2010

NORUEGA - OSLO

E então embarcamos. Finalmente Noruega!
Eu estava cheia de expectativas, mas precisei esperar um dia inteiro de navegação entre Amsterdam e Oslo. Sobre o  navio eu falo depois, porque não aguento mais esperar para falar da cidade linda que eu conheci.

Descobri que o tempo para quem viaja de cruzeiro é curto demais. Fiquei em Oslo entre 9:00 e 16:30, somente, sem negociação, fim.

A programação oferecia dois passeios: City tour a pé e compras, ou História e compras.  Estranho ... Não Havia City tour a pé e História. Porque eu tinha que, necessariamente, fazer compras em Oslo? Oslo é só uma das cidades mais cara do mundo, imagina... * A terceira, mais precisamente, de acordo a lista das dez mais do The Economist. Vamos continuar...


Primeiro fomos até uma...Rampa! Isso! Uma rampa para salto de esqui que está sendo construída para os jogos de inverno. Eu não entendi muito o sentido daquela visita, mas eu percebi que eu nunca-jamais-nem-pensar saltaria daquela rampa, além disso deu pra ver os fiordes lá longe.




Partimos para o tão esperado Parque Vigeland, que eu fiquei namorando desde que eu soube da viagem. É lindo maravilhoso! E eu não vou ficar aqui contando tudo o que você pode descobrir no Google, mas preciso dizer que é o tipo de lugar onde eu passo o dia (e sem gastar nada, olha que legal!).

... Posso andar horas reparando cada escultura e depois estender uma toalha florida na grama, abrir uma garrafa de vinho e um queijinho...nham. Que romântico.
.... ... Corrigindo, abrir uma mini-garrafa de vinho, já que meu boy não bebe...
... ... ...Ai ai, droga, lembrei que a Noruega é um daqueles lugares chatos que você só pode consumir álcool dentro dos bares... Estraguei minha fantasia romântica...
... Ou você pode abrir uma garrafa de vinho e ser presa por um policial alto e louro, com reluzentes olhos azuis... Esquece que isso não esta dando certo!!

A verdade é que, mais uma vez, ficamos menos tempo do que gostaríamos, estávamos sempre atrás do guarda-chuva do guia... Eu ria quando via essa situação, nunca pensei que seria  caçadora de guarda-chuvas um dia.


Eu queria colocar umas mil fotos...


Parque Vigeland




Amei esta! Pode não parecer mas tentamos imitar a escultura...


Mais Parque Vigeland
Ah! Olha eu desfilando com o  trench coat lendário!

Depois disso, fomos de bus ver o Museu do navio Viking com embarcações de verdade! Ou... Vikingskipshuset, treine seu norueguês, ora bolas!
Pelo Google maps a distância entre o Parque e o Museu é de 3,2km, ou seja, com um bom tênis dá pra ir a pé.


Vikingskipshuset...Como?

O fim do passeio foi no Karl Jones Gate, uma rua de pedestres com muitas lojas e de lá andamos, agora cada um por si e no seu ritmo, até um novo píer chamado Aker Brygge. 


Mais Oslo.  
Rá! Sacola cheia de papéis do informações turísticas



Eu volto.   :)






3 comentários:

  1. Oslo...
    Isso me lembra quando eu joaga Carmen San Diego, que cabia em um disquete e rodava no DOS, que tinha que ir atrás do bandido em Oslo e no jogo falava a mesma coisa que eu aprendi na escola. Oslo, capital da Noruega, fiordes... enfim, vc já sabe melhor do que eu.
    Não sei se gosto dessa parte de só poder beber em bares... Sinceramente? Não gosto!

    ResponderExcluir
  2. Muito chato não poder sentar na calçada com sua latinha de cerveja...

    ResponderExcluir