terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro. Vamos pensar...

Passando o feriado em Belo Horizonte... Éééé eu ando mesmo. Fiquei bem no centro e começaram as inevitáveis comparações entre a capital mineira e a carioca. Encontrei mais semelhanças do que diferenças. E semelhanças tristes. Tristes porque nós somos totalmente responsáveis por elas.

Nós temos a capacidade de imundiçar tudo! A quantidade de lixinhos pessoais nas ruas é absurda! A companhia de limpeza passa no fim da tarde (horário deprimente de se andar...) varrendo e recolhendo o nosso lixo e o dos lojistas. Qual é o drama em colocar a droga do lixo na lixeirinha?  Aqui em BH elas são cinzas, hiperdiscretas, adiantaria pintar de laranja ou verde flúor? Talvez... E os lojistas... Custa colocar mais arrumadinho o lixo?

Calma que piora...
É a coisa mais deprimente, em pleno 2010, cheiro de urina nas esquinas. Mais que inferno!! Acho que aqui também implica multa... Mas os guardinhas têm mais a fazer do que ficar procurando malfeitores com o bilao de fora. Concorda?

Calma que piora...
E a quantidade de moradores de rua? E a quantidade de pessoas com aparência drogada nas praças?
No Rio, eu percebi que aumentou o número de moradores de rua no Catete... Aqui em BH também  tem muito...

Então qual é a solução? Eu penso em duas: Primeira, educação, com esta todo mundo concorda. A eleição está chegando...  Estude as propostas. Não vou fazer campanha aqui... 

A segunda é mais polêmica: Algum controle de natalidade eficaz (não estou falando em políticas chinesas!). É o melhor econômicamente e ecologicamente. Você não pode ter cinco filhos e achar que o governo não cria empregos. Não vai ter emprego para essa muvuca toda! E não há planeta que de conta!!!

Porque o bolsa família não inclui um DIU junto??? Aceito todas as críticas... Mas não vejo isso como algo nazista, ditatorial ou coisa parecida. Até porque ninguém te obriga a ter bolsa família... Enfim...Podem jogar as pedras...

Não dá para ficar pulando de um ponto turístico para outro sem perceber a realidade. Normalmente muita realidade (telejornais principalmente) me deprime pois me sinto impotente. Mas, agora a eleição está chegando e eu me sinto com alguma força. Não vamos desperdiçar nosso direito!!


Calma que piora...


E para finalizar, acabou de rolar uma passeata pela reforma urbana, uma galera gritando no megafone (se tem megafone para que gritar???), embaixo do prédio, e eu tenho certeza que não tem nenhuma autoridade morando aqui. Estes cidadãos resolveram PICHAR a rua como ato de protesto!!! Com tantas maneiras democráticas e eficientes de chamar a atenção, porque resolveram emporcalhar mais a rua??? Descemos, eu e minha irmã, para avisar a polícia militar que acompanhava o cortejo... Pichar é demais, é sacanagem... É essa a reforma urbana que eles querem??? Bandeirinhas do MST e PT acompanhando...Queimação de filme.


A pior coisa que tem é proletário (eu) com discurso burguês. Eu não quero isso para mim... Então, se por algum motivo, você discorda das minhas especulações. Ou de lixo, mijo e pichação como parte de um movimento social legítimo contra as amarras do capitalisto, pode gritar aqui.

E tenho dito...

4 comentários:

  1. Maravilha Simone!!!Concordo plenamente com vc.Os protestos ultimamente estão virando baderna,é muito triste!!Tem muito BRASILHEIRO sem educação, que pena!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá simone

    Fiz um post especial hoje pra vc, vai lá ver...

    Gostei do seu espaço...bem interativo.

    bjinhos
    A sapatólatra

    ResponderExcluir
  3. Oi Simone,

    Sabe o que eu acho triste nesta história toda? Grande parte das pessoas que faz movimentos desse tipo nem sabem pelo que estão lutando. Ações como pichar são absolutamente contraditórias com aquilo que dizem buscar em nome de justiça e igualdade social. Falta mesmo, entre tantas coisas, investimento em educação. Isso é básico para sairmos do circulo vicioso no qual a maioria dos brasileiros vive: só reclama de política, corrupção, falta disso e daquilo, mas o povo continua dando IBOPE para programas estilo Ratinho e Big Brother. Jornais que antes apresentavam um mínimo de qualidade, hoje estão cada vez mais sanguinários, porque caso contrário não terão IBOPE. MELHORAR EDUCACAO E CULTURA: é disso que precisamos, mas neste quesito entra a falta de interesse da pequena fatia dos PODEROSOS BURGUESES INTELECTUAIS que preferem que as coisas permaneçam como estão.

    Eu sou jornalista e acompanho blogs e facebook de diversos colegas, que muitas vezes me deixam pasma. Tantos compartilham informações sérissimas e absurdas sobre política e políticos ou fofocas, sem nem ao menos confirmar a veracidade dessos fatos. Ninguem hoje tem comprometimento com nada e isso pode fazer com que o fato de o Brasil ser finalmente reconhecido e bem visto aqui fora - facilitando as relações de comércio - e de ter uma boa performance monetária, no final das contas perca valor.

    Ainda estamos dentro do ciclo que faz com que as pessoas continuem emburrecendo. Sem dúvida, a eleição é uma oportunidade que temos de exercer nossos direitos e a democracia, mas esse é só o início.

    Um abraço e desculpe o texto longo.
    Erica

    ResponderExcluir
  4. Erica, adorei seu texto. É essa política de pão e circo que nos joga cada vez mais fundo no buraco.
    É preciso muita educação mesmo para não trocar o voto por uma dentadura nova...
    Falta também cultivar o hábito de AGIR quando alguma coisa está errada, denunciar, chamar atenção. A maioria das pessoas é passiva demais...
    Eu, por outro lado, tenho que controlar meu lado encrenqueiro... Mas acho que estou certa. Não ia ficar assistindo de camarote a turba pichar a rua...
    Abraços

    ResponderExcluir