sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PANCAS EXISTE!!!

Vista de Pancas, tem mais fotos no final....

Após 11 horas de viagem...(11 horas!) chegamos a primeira parada das férias, a cidade de Pancas no Espírito Santo. Isso aconteceu em 11 de novembro.
Pancas não está ainda nas rotas turísticas, e não é uma cidade preparada para isso na verdade, há apenas poucos meses atrás eu ouvi falar dela. Pancas era um distrito de Colatina que se emancipou em 1963, de colonização pomerana (entre Polonia e Alemanha, não existe mais), é uma cidade pequena, com muitas propriedades rurais .

E o que Pancas tem? Tem uma das paisagens naturais mais incríveis que eu já vi, e já foi considerada a pista de vôo livre com a vista mais linda do mundo, segundo me contaram alguns moradores, mas não achei essa menção honrosa na net, tudo bem. Eu não tenho desejo nenhum de experimentar, até a presente data, as emoções de qualquer modalidade deste esporte, mas fui experimentar outros dois, a caminhada e a fotografia.

Não há ainda uma boa infraestrutura para receber o turista o que leva alguns (ou a maioria) a se hospedarem em Colatina, levando para esta cidade parte da renda que deveria ficar em Pancas. Além disso, a história pomerana criou uma cultura mais reservada nos cidadãos panquenses (quem nasce em Pancas não é pancado, olha o respeito!), haja vista que os imigrantes daqui fugiram da Alemanhã para achar abrigo entre os Pontões Capixabas, e até no nosso país foram eles perseguidos.

Recentemente, uma tentativa de criar um parque nacional gerou uma grande polêmica, os proprietários iriam perder suas terras e foram taxados de criminosos por desmatar a região, alguns outros proprietários, por sua vez, defendiam que a área só estava preservada por causa de seus cuidados... A solução foi adequar a região como monumento natural, o que resolveu apenas em parte a situação, pois segundo as informações que eu tive, tudo agora na cidade necessita da anuência de um órgão (eu não sei qual) que não tem nenhum representante na cidade e tudo precisa ser feito através de Brasília e isto vai emperrando a cidade.

Também ouvi que eles não possuem incentivo para preservar a áreas, e os que o fazem (e alguns muito bem) o fazem por desejo, ou por esperarem a solução que vai permitir o desenvolvimento do turismo sustentável na cidade. Parece que é complicado também conseguir empréstimo a juros baixos para conseguir construir uma pousada por exemplo, ou subsídio para a agricultura local, tudo porque estão em área de preservação.


Não sei o quanto disto é verdade, mas fui recebida muito bem por um agricultor e político da região, que me contou esta história toda e me mostrou seu lindo sítio. Acho que o mínimo que posso fazer em agradecimento é divulgar seu ponto de vista (sem que isso signifique que eu concorde com ele, ou discorde). Se alguém quiser se manifestar sobre as controvérsias das políticas agrárias e ambientalistas do Brasil o espaço está aberto para discussões.

Mas, voltando as viagens...
e você vai viajar pelo Espírito Santo, esta indo para a Bahia ou coisa assim, abra o mapa e veja se Pancas está na sua rota, se estiver vale muito a pena passar por lá e conhecer a rampa de vôo livre.

Não sei porque... Mas esqueci o nome desta pedra... (geólogos me perdoem pelo "pedra")
Vista do alto da pista de vôo livre





Mas neeeem morta!


Para maiores informações, links:

Site da Prefeirura de Pancas
Associação de vôo livre de Pancas
Gabeira falando sobre o Parque dos Pontões Capixabas











3 comentários:

  1. Adoooooooooooooro esses locais "desconhecidos".

    Bjos amiga!

    ResponderExcluir
  2. Olá... essa "pedra" é popularmente conhecida como "O dedo de Deus"
    Adorei seu blog:)

    ResponderExcluir